O que é um figurino
 O figurino é composto por todas as roupas e os acessórios dos  personagens, projetados e/ou escolhidos pelo figurinista, de acordo com  as necessidades do roteiro, personagem, da direção do filme e as  possibilidades do orçamento.
O figurino é composto por todas as roupas e os acessórios dos  personagens, projetados e/ou escolhidos pelo figurinista, de acordo com  as necessidades do roteiro, personagem, da direção do filme e as  possibilidades do orçamento.A roupa faz transparecer sentimentos, vida, estética, movimento, posição social, épocas e lugares através de suas formas, cores e texturas. Estabelecido isso, o espectador  ao olhar o conjunto faz a identificação imediata da situação ou do  simbolismo da personagem dentro da peça junto com os outros elementos  cênicos e assim o espectador pode captar a cena sem que os sons estejam  anunciados.
Eles influem e contribuem juntamente com o cenário e iluminação e sua linguagem pode alterar-se ou manter-se de acordo com estes outros elementos visuais.
Os acessórios com seus significados simbólicos ajudam a acentuar os objetivos e linguagens que o todo quer passar.
O figurino serve à narrativa ao ajudar a diferenciar (ou tornar  semelhante) os personagens, e ajuda a identificar em que arquétipo  (clichê e estereótipo) o personagem se encaixa.
As roupas também podem servir para delinear a história de um  personagem, seja através do estado em que elas se encontram ou da  significação que a peça, ou parte dela, tem dentro da estrutura do  filme.
Lembremos que o figurino não pode ser visto independentemente de  outros elementos de um espetáculo; ele se insere em um contexto que inclui a  cenografia, a maquiagem, a iluminação, a atuação.  Significa o ponto do espaço-tempo em que a história se insere, marca  passagens de tempo e também indica as características sociopsicológicas  dos personagens.
Elementos de um figurino
Estilo
- Realistas: comportando todos os figurinos que retratam o vestuário da época retratada pelo filme com precisão histórica;
- Para-realistas: O figurinista inspira-se na moda da época para realizar seu trabalho, mas procedendo de uma estilização onde a preocupação com o estilo e a beleza prevalece sobre a exatidão pura e simples;
- Simbólicos: quando a exatidão histórica perde completamente a importância e cede espaço para a função de traduzir simbolicamente caracteres, estados de alma, ou, ainda, de criar efeitos dramáticos ou psicológicos.
 
Cores
Cores expressam sensações e podem definir um contexto com muitos  significados. Através das cores pode-se detectar o estado de espírito  (se está alegre, triste, de luto, se é recatada, clean, rebelde, etc) e o  gênero no qual a peça/filme está inserido (drama, comédia etc).
“A cor é uma linguagem universal e tanto pode ser dito por ela (…) é valiosa ao estabelecer a atmosfera para a cena”. 
“Empregada de maneira inteligente pelo produtor e pelo designer,  pode dirigir a atenção da platéia e apontar ações importantes e, é  claro, em uma primeira vista pode melhorar a figura do palco e dar  prazer aos olhos. A cor em figurinos individuais pode ajudar um ator a  estabelecer e sublinhar seu personagem e sua importância na peça”
Volume
Produções estilizadas pode ser utilizadas de formas exageradas ou pequenas demais para enfatizar uma cena.  Pode se utilizar para ressaltar aspectos do corpo do ator como, por  exemplo, uma barriga saliente num personagem com caráter cômico.
Texturas
Através das texturas pode se demonstrar algo sobre o personagem no  relacionamento dele com os outros personagens, ou de determinados  grupos. A demonstração de classes sociais menos favorecidas geralmente é  visualizada fortemente em tecidos mais rústicos e sujos. A textura também expõe ocasiões.
Contexto e ambiente
“Muitas vezes a escolha do vestuário muda de significado segundo o  contexto em que se insere por exemplo, usar camisola para dormir tem um  significado, mas sair na rua com ela tem outro bem diferente. E todas  estas significações auxiliam na personificação de um personagem.”
É de suma importância notar o figurino corresponde ao contexto pedido  na cena, assim como observar a ambientação culturalmente,  temporalmente, se não há conflito entre o figurino, a cenografia e a  iluminação para que não haja uma descaracterização, ou sobreposição de  sentidos que faça o figurino perder em conceito.
Movimento da roupa e da personagem
O figurino deve considerar quais atos serão realizados pela personagem. Para um contorcionista, deve adequar o tecido e a modelagem, de forma que a roupa não exerça influencia alguma sobre o trabalho do artista, sem esquecer os demais contextos do figurino.
Elemento de destaque
 Para a construção da personagem muitas vezes se escolhe um elemento  de destaque a ser priorizado na construção do figurino, seja ele  inerente à personalidade da personagem, a sua história ou seu contexto  cultural. Mas de fato o elemento de destaque é observado pelo espectador  através de conceitos como:
Para a construção da personagem muitas vezes se escolhe um elemento  de destaque a ser priorizado na construção do figurino, seja ele  inerente à personalidade da personagem, a sua história ou seu contexto  cultural. Mas de fato o elemento de destaque é observado pelo espectador  através de conceitos como:Contraste: entre cores, cenário, personagens, elementos antagônicos e muito discrepantes;
Exagero: excesso de freqüência de certo elemento, excesso de volume etc;
Ordem de aparição: primeiro objeto a ser notado pelo público;
Ausência: a falta de certo elemento, como peças de roupa essenciais  –a exemplo de nus- faz o público sentir a estranheza pela quebra da  convenção social e portanto notar a falta desse elemento;
Deslocamento: Colocar um objeto do figurino que em condições  normais, ou seja, na realidade, não estaria presente nesse determinado  local do ator, ou ele não o manejaria desta forma.
 

