Para os leigos, se fossem pinos de boliches não faria a menor diferença, mas para qualquer lançador que precisa de precisão, conforto e certas peculiaridades, a variedade de claves é algo de suma importância em seus treinos. Partindo da idéia que cada malabarista tem sua própria técnica, estilo e preferência de material, as produtoras de claves desenvolveram inúmeros tipos de claves para adaptação de cada um, aqui vou mostrar alguns modelos e marcas de maior destaque.


Albatroz

Seu formato é quase igual a de uma clave padrão, seu grande diferencial é sua cabeça (bojo) que é muito maior do que o modelo clássico, garantindo uma presença de palco sensacional. Muito usada em passes justamente por ocupar um espaço maior na cena, além de sua estética, este modelo tem uma flutuação longa, isso quer dizer que seu giro é mais lento, o que faz dela a preferida entre alguns iniciantes. Esta clave também é aconselhada para treino em áreas abertas sendo menos suscetível a variações no vento.
art2_albatroz.jpg
Albatroz da marca chilena Cabeza de Martillo

Peça única

Essas são claves feitas inteiramente de plástico sem nenhum componente extra ao longo de seu corpo. Exatamente por isso ela perde nos quesitos de estabilidade, amortecimento e precisão, e portanto, não é aconselhada para lançamentos. Seu grande papel é para treinos de swing, garantindo que seu regaton não vai se soltar ou estragar facilmente. Outra possibilidade pouco explorada desta clave é que, em algumas marcas, ela oferece um rebote extraordinário quando arremessada contra o chão, subindo a até mais de um metro dependendo da força do lançamento.
 
art2_dym.jpg
Peça única da DYM malabarix
 

Radical Fish

A princípio parece uma clave esquisita mas não pré-julgue esta clave, pois suas possibilidades são muitas. Super divulgadas no fim dos anos 90 por terem sido usadas no vídeo “Peapot: Radical Clubs News”, que realmente marcou história, mostrando um novo modo de malabarear e algumas grandes possibilidades desta clave. Tendo sua cabeça dividida por uma espécie de “anel” e seu regaton superior sendo maior do que as outras claves, ela oferece novas possibilidades para truques de “legos” e também facilita a realização de truques de devil stick (feitos na clave), engates e rebotes.
art2_radical.jpg
Radical Fish
Além de truques únicos como este equilíbrio:
tassio.jpg
Tassio Folli

Gota

Sua diferença está na estética, que realmente se parece com uma gota caindo em queda livre. Não oferece grandes vantagens ou desvantagens além de ter uma flutuação lenta como as albatroz e ter certa facilidade para truques de equilíbrio clave sobre clave. Mas pode ter certeza que, com o figurino apropriado, ela cria um ótimo efeito cênico.
 
art2_gota.jpg
Gota - Cabeza de Martillo
Henrys Pirouette

São com certeza as claves mais famosas do mundo, sendo utilizada em inúmeras escolas de circo. Muitos malabaristas só usam desta clave e não a trocam por nenhuma outra, seu cabo mais grosso garante uma pegada firme e confortável, seus regatons são altamente duráveis e sua precisão é fantástica. Abaixo, os modelos oferecidos pela marca alemã Henrys, que tem mais de 60 anos de tradição na produção de claves.
art2_henrys.jpg
Claves Henrys

Meio Giro

Essas sim são claves interessantes e que mudam completamente o formato de uma clave, sendo constituída por um cabo, uma bola no meio e outro cabo ao invés da cabeça, o que oferece a possibilidade de dar apenas meio giro e pegar no cabo novamente! Ela não tem flutuação nenhuma pela falta do lado mais pesado, lembrando o estilo de jogo de sticks com um peso a mais. A bola no meio garante muitos truques novos, ainda pouco explorados.
Clave de meio-giro - Cabeza de Martillo

 
PX3

Inovação é seu nome! Uma clave de alta tecnologia fabricada pela marca Italiana Play. Seu modelo é similar a uma Pirouette mas seu interior é bem diferente, sua principal inovação é que sua alma não é feita de madeira e sim de plástico (a marca cabeza de martillo produz almas revestidas de plásticos, mas com madeira no interior) o que garante uma resistência a impactos muito grande, garantindo um tempo de vida útil muito longo e também uma flexibilidade maior do que as clássicas, mudando muito a técnica e os músculos usados para o lançamento. Mais uma inovação é o modo de decoração desta clave, enquanto as outras fazem uso dos adesivos colocados à mão, esta clave tem sua decoração impressa no plástico, não deteriorando nunca, como certos adesivos que acabam caindo.

art2_px3.jpg
PX3

Esses são alguns dos tipos de claves existentes no mercado hoje em dia, cada uma com suas peculiaridades e tecnologias, que levam seus jogadores a diferentes rumos dentro do malabarismo. Existem muitos outros modelos como claves florescentes que brilham na luz negra, os modelos de luz que hoje em dia podem ser levados ao computador para serem programados de acordo com a música que será usada, as tradicionais claves de fogo, os facões muito conhecidos no mundo todo, claves recicláveis de muitos materiais como jornal e garrafas plásticas que com certeza já foram as primeiras claves de muitos malabaristas e até mesmo claves infantis que são menores e têm peso reduzido, desenvolvidas para malabaristas mirins que ainda não têm força suficiente e tamanho para jogar as claves padrão.

As opções estão no mercado, cada uma com suas propriedades, cabe ao malabarista experimentá-las e ver qual modelo e marca se adequa mais ao seu jogo. Como não existe verdade absoluta nesta questão, fica ao gosto do manipulador decidir o que é melhor para seu uso.

Tassio Folli
Extraído do site: Artes do Circo

Copyright 2010 Malabar&art
Lunax Free Premium Blogger™ template by Introblogger