Beanbags (Bolas de Sementes) são os tipos mais comuns de bolinhas. Elas são tipicamente construídas com uma parte externa feita com vários pedaços de vinil ou couro sintético, e preenchida com alpiste, painço, areia ou outro material para dar volume a bolinha. Beanbags vêm em uma variedade de cores, a mais comum é “beach” (uma combinação de vermelho, amarelo, azul e verde em cada parte externa), branco, preto e outras cores que são facilmente visíveis. 
Beanbags são preferidas por muitos malabaristas pelo fato de elas não pularem e não rolarem quando caem, a facilidade com que elas são pegas, seus preços razoáveis e alta disponibilidade. Beanbags são geralmente encontradas em tamanhos que variam entre 2” e 3” de diâmetro, apesar de bolas menores e mais leves serem preferidas por malabaristas que jogam com muitas bolas, pelo fato de facilitar as jogadas com uma mesma mão. São geralmente utilizadas no exterior. 
No Brasil, seu uso não é tão difundido, apesar de ser muito mais fácil aprender a jogar com este tipo de bolinha, já que não pulam quando caem e tem uma durabilidade melhor. Aprenda como fazer uma Beanbag em nossos Videos.

Bolas de Palco são frequentemente usadas durante performances com malabares. Elas têm uma parte externa polida, feita de plástico ou borracha rígida e são vazias. Por essa razão, essas bolinhas podem ser feitas num diâmetro maior que beanbags, mantendo um peso manuseável para o malabarista. Além disso, as bolas de palco mantêm suas formas e cores melhor do que beanbags, tornando-as mais apreciativas. Contudo, elas têm uma tendência a pular e rolar mais facilmente quando caem, portanto não são tão usadas para praticar. 
Bolas de palco são geralmente encontradas em tamanhos que variam entre 2.5” e 4” de diâmetro, apesar de muitos malabaristas preferirem bolas maiores que 4” quando se apresentam, para dar um melhor efeito visual. No Brasil, muitos também as chamam de bola de contato. Contudo, bolas de contato são feitas de resina.
Também é possível encontrar estas bolas com vários tipos de acabamento como o efeito Glow, que brilha no escuro, a tornando muito atraente para espetáculos onde há pouca luz.

Bolas Russas são um estilo de bolas que combinam muitos dos benefícios tanto de beanbags quanto de bolas de palco. Elas são construídas com uma rígida parte externa, similar a uma bola de palco e são parcialmente preenchidas com materiais como areia, pra dar à bola um peso consistente. Isso produz uma bola que voa consistentemente no ar e não rola quando cai. Bolas russas também são fáceis de fazer e podem frequentemente ser feitas em grande  quantidade com um custo muito baixo. Este tipo de bola pode ser encontrada com vários acabamentos, como o de pêssego (bola com cor fosca) e com pinos de metal ou de plástico. Quando comprar, evite os de metal, que enferrujam e mantenha bolas de cores diferentes armazenadas separadamente para não mancharem.

Bola de Silicone é um tipo de bola normalmente usada em perfomances em palco. Estas bolas são feitas de silicone e têm a mesma aparência clara de bolas de palco, uma superfície que é fácil de manipular e tem um pulo alto e consistente. Elas também são mais fáceis de limpar do que bolas de palco (que podem desgastar permanetemente). Infelizmente, elas custam de 4 a 5 vezes a mais do que beanbags ou bolas de palco, fato que limita o uso dessas bolas para muitos malabaristas e também não são muito fáceis de encontrar á venda no Brasil.


Além destes materiais, é possível encontrar no mercado também bolas de fogo e bolas de luz, do qual falaremos especificamente em outros posts.

Copyright 2010 Malabar&art
Lunax Free Premium Blogger™ template by Introblogger